sábado, 27 de setembro de 2014

6 dicas para Estimular a criatividade do seu Bebê! (com pouco!)

Ei Mamães!

Já disse uma vez no blog que não sou muito a favor de crianças 100% na televisão. Acho que, uma vez ou outra, não faz mal algum. #QuemNunca recorreu à Galinha Pintadinha ou ao Discovery Kids para conseguir arrumar a casa, fazer almoço ou até tomar banho?

O que acontece é que essa praticidade está se tornando rotina em muitos lares e algumas mães não sabem como desfazer esse "vício". Ao invés de bomberdearmos nossos filhos com mil cores, informações e propagandas, nada melhor do que incentiva-los a desenvolver sua própria personalidade!
Eu te ajudo! Venho desenvolvido algumas brincadeiras com a Beatriz justamente para substituir essa distração - e tem dado muito certo!

1 - Potes de Sorvete, potes Tupperware ou Potinhos para Empilhar e Rolar


A Beatriz adora qualquer tipo de caixa, potes ou esses Potinhos que o avô dela deu de presente, da Fisher Price. Ela gosta de pegar todos os brinquedos menores, que desmontam - alguma boneca pequena - para guardar no pote de sorvete. A diversão está em jogar tudo no chão no final!
Poters Tupperware (ou qualquer outro pote de plástico que tenha TAMPA) - A diversão está em tentar tampar os potinhos e encaixa-los um no outro. Ela pode ficar até uma hora bolando estratégias para dar certo! rs


2- Boneco feito de embalagens recicladas de iogurte e tampinhas de garrafa PET




Beatriz adora esse boneco. As peças foram unidas com um elástico, então o boneco é todo flexível. Não tem mistério para fazer, apenas fure as tampinhas e passse o elástico por dentro, fazendo as pernas. O corpo é feito de embalagem de iogurte. Una as peças. A cabeça você pode reciclar de um boneco antigo ou pode usar a imaginação e fazer do jeito que você quiser!




 
3- Caixa-Encaixa

Esse brinquedo da Estrela é maravilhoso. Recomendo a todas as mães que, se puderem, comprem para seus filhos. É um excelente investimento. Cada pedacinho tem um lugar certo para encaixar. A criança explora formas e cores. Encaixa peças, abrindo ou fechando as portinhas com as chaves certas. Beatriz recomenda. Fica horas brincando e coloca QUALQUER coisa lá dentro. Se eu não sei onde guardei as chaves do carro, é o primeiro lugar onde procuro! rs
 4- Seis Estrelas Elka



Proporciona a criança atividades divertidas como emplhar, encaixar e construir, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da coordenação motora.
Não necessariamente precisa ser a estrela. Existem outros tipos e formas no mercado. Porém, este tipo de brinquedo é excelente. Mostro os brinquedos que a Beatriz tem e pude testar na prática.
5- Meias dobradas em bolinha
 
Sempre que estou arrumando o quarto da Beatriz, ao invés de deixa-la sozinha no berço ou na sala brincando, a coloco por perto, dando "funções" para que ela entenda que está me ajudando. Entrego as meias dela, dobradas em bolinha, e falo para ela "me ajudar". Ela organiza as meias - do jeito dela rs - e sempre me entrega, como se estivesse fazendo parte da arrumação!
 
6- Caixas dos Brinquedos
 
A Beatriz sempre demonstrou, desde pequena, interesse pelas embalagens dos presentes (apenas caixas de papelão). Para unir o útil ao agradável, guardei o máximo de caixas que pude (haja espaço!) e ensinei a ela que cada brinquedo, após brincar, tem o seu lugar.
Isso é apenas a teoria, gente. Eu sei que ela é muito nova para entender.
Porém, toda vez que está brincando com algo, pega qualquer caixa e guarda tudo dentro dela. Acho que funcionou, não?
 
Agora estou estimulando ela a brincar de faz-de-conta. Fingimos que estamos dando mamadeira para a boneca, fazemos de conta que estamos comendo o bolinho, sempre emitindo algum barulho específico que imite o som original! Ela adora e sempre brinca com as pessoas mais próximas, inclusive fazendo os barulhos.
 
Gente, espero que tenha ajudado com minhas dicas!
Lembrando que compartilhei com vocês experiencias e objetos que possuo em casa. Mas vou adorar saber de você o que deu certo na sua casa.
Quer falar comigo?
 
beijos!

Um comentário: