quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Na papinha da Beatriz tem...

Quando o médico liberou as papinhas para a Beatriz fiquei com medo de fazer errado, de não saber o ponto do sal, com dúvida se usava azeite ou manteiga, quais legumes usar e a quantidade a ser servida.
Pra completar, ele disse que eu teria que cozinhar todos os dias, que nada poderia ser congelado e que eu ainda deveria fazer um caldo de carne natural fresco.

Para quem não sabe, sou uma mamãe que mora sozinha - cuido da Bebê, da casa, lavo, passo, limpo e cozinho - e ainda procuro um tempo no final do dia para cuidar de mim, né?
Fazer a sopa todos os dias E o caldo me parecia um tanto demais - #nãoÉpreguiça #éPraticidade #terMaisTempoParaNossosFilhos #qualidadeDevida - até que conversei com profissionais a respeito do congelamento da papinha já preparada e eles me tranquilizaram:

Após os legumes já cozidos, amasse, reserve num potinho apropriado e congele imediatamente, dando um choque térmico. Cozinhe o bastante para 4, até 5 dias e está tudo OK. Porém, se for colocar folhas, não coloque antes de congelar. Folhas devem ser colocadas na hora de cada refeição!


CALDO DE CARNE NATURAL

Um dos ítens mais importantes da refeição.
Quando feita a introdução da papinha de sal, é impossível amassar a carne. Os pequenos não tem dentes e não fazem idéia de como mastigar. Tudo tem que ser facilitado para que a nova fase seja tranquila. (eu, particularmente, nunca bati a sopa no liquidificador. Acho que amassando direitinho a criança vai dar conta de comer e assim não terá problemas, futuramente, para comer pedacinhos)

Receita:

- 1 kg de músculo
- Refogar o músculo na panela de pressão com alho, sal, manteiga e cebola
- Colocar água fervente até tampar toda a carne e um pouco mais e colocar na pressão para cozinhar.
- Assim que cozido, deixar o músculo cozinhando sem a pressão, até ficar "desmanchando"
- Se preciso, complete com um pouco de água. O que importa é o caldo!
- Desligue o fogo e reserve o caldo. Você pode aproveitar o músculo para você fazer algum prato, se desejar. Bater o caldo com a carne eu não recomendo.
- Pegue 3 formas de gelo, desinfete e coloque o caldo. Deixe no congelador.
- Quando pronto, retire os "gelinhos de caldo carne" e coloque num saco plastico. Guarde-os no freezer e use-os sempre que precisar, eles não grudam!

Use 2 cubos de gelo de caldo carne para 3 papinhas na hora de refogar os legumes!

Comecei colocando 3 tipos de legumes e raizes

As preferidas da Beatriz são: batata, cenoura, inhami, moranga, batata baroa, batata doce, vagem, abobrinha e chuchu

Receita:

- corte em cubinhos uma quantidade respectiva para os dias que for congelar. Recomendo que, para quem está iniciando a introdução, faça um tipo de sopa a cada dois dias, para que o bebê possa experimentar os sabores e acostumar com a nova fase
- refogue em meia colher de manteiga (para 2 dias) e alho com cebola bem picadinhos
- coloque uma pitadinha de sal.
- quando refogados, coloque os cubinhos de caldo de carne
- coloque água fervente e deixe cozinhar

Cozinhe os legumes até ficar num aspecto pastoso. Não deixe a papinha muito aguada.
Quando atingir o ponto, desligue e amasse imediatamente.
Na mesma hora, reserve a papinha em potinhos que possam ser usados no microondas e congelador.
Congele.

- Se a criança for consumir no dia, você pode deixar na geladeira. Não recomenda-se que fique mais do que 7 horas.

Quando for consumir, retire do congelador, a tampa e coloque no microondas. Em até no máximo 3 minutos a refeição está pronta!

(Abaixo as fotos dos potinhos que considero "uma refeição" e do amassador. São fáceis de encontrar nas Lojas Baby ou em supermercados.)

Como sempre digo, siga seu instinto. Pode ser que seu filho não coma muito no início. Cada criança tem o seu tempo! Seja paciente e observe quais são as preferêcias dele. Detectadas, use seu jeitinho para que ele vá se acostumando, introduzindo cada dia um legume/raiz diferente. Com o tempo as coisas vão fluir muito mais rápido do que você imagina!

Após cada refeição eu costumo dar um suco. A Beatriz adora e já está acostumada. Sempre pede após almoçar ou jantar!

Espero que tenha ajudado e contribuído!
Qualquer dúvida vou adorar falar com vocês!
contatomamaedemais@gmail.com
um Beijo!

#mamaedemais

Um comentário:

  1. Amada vc salvou minha vida! Minha filha acaba de fazer 5 meses e vou introduzir a papinha e não sabia por onde começar. Valeu mesmo! Bjo em vc e na princesa!

    ResponderExcluir