terça-feira, 31 de março de 2015

Como se preparar para o PRIMEIRO DIA de Escola do seu filho

Esse post começa hoje, domingo, relatando o que se passa antes do grande dia da escolinha e não termina na segunda feira.
Entenda porque:


DIA ANTERIOR
Culpada!
Tentei ao máximo não pensar no dia de amanhã. Mas agora, arrumando cada detalhe da mochila, colocando Beatriz pra dormir, finalmente sentando no sofá eu não aguentei:
Bateu.
Bateu medo, ansiedade, saudade, orgulho, desespero (por que não?) e - confesso - uma vontade louca de voltar atrás.

-A verdade é que dentro do coração de uma mãe explode mil sentimentos ao mesmo tempo e só exagerando consigo transcrever tudo que passa junto e misturado dentro de mim.-

Medo de fazer feio
Chorar feito um bebê na porta da escola e limpar a meleca na blusa. Medo de parecer boba na frente de todo mundo porque sei - tenho certeza - de que vou morrer de saudade. Medo de comprovar o que todo mundo sabe e no fundo eu já sei: que ela consegue e vive sem ter meus cuidados 24h por dia.

Ansiedade
Ansiosa para o dia de amanhã chegar logo, para enfrentar de uma vez uma situação que há tempos me assombra. Ansiosa para que o dia de amanhã NÃO CHEGUE muito rápido, embora isso seja super contraditório com o que disse antes. Mas não importa. #confusa

Desesperada
Será que ela vai dar conta? E na hora de comer, será que alguém vai ajuda-la a se alimentar bem? Será que vão trocar as fraldas direitinho? E se ela tive4 medo? Sono? Sede? E se aquele coleguinha rebelde bater na minha filhinha tão inocente e pura????? - pavor!!!
#socorro x 1000

Negação
Posso desistir? Ainda há tempo de voltar atrás? Ela é muito nova? Espero fazer 2 anos?
Acho que esses são os pontos altos que toda mãe primeira viagem enfrenta na véspera do primeiro dia de escolinha do filho.
Porém você deve estar se perguntando porque estou enumerando todos os dramas que se passam conosco ao invés de dar uma solução?
Eu respondo.
A primeira etapa para vencer seu medo é reconhece - lo. A partir desse momento, conhecendo o que se passa dentro de você, comece a eliminar o drama e passe a ser realista. 

Vamos por partes.

Vou chorar e fazer feio. Não há nada que eu possa fazer para evitar isso. É normal e não é vergonha pra ninguém. Paciência. Eu amo demais minha filha e preciso expressar isso de alguma forma, se não eu vou explodir. Tem gente que acha que é exagero mas eu respeito quem não sente nada disso nesse momento - só não entendo como. #help

To tentando ficar calma. Foi uma batalha não pensar nisso durante a semana, saindo pra comprar as coisas que estavam faltando ou arrumando a mochima. Preciso entender e aceitar a realidade: amanhã está chegando, como todos os dias e será um dia especial. Deus sabe o quanto foi difícil chegar até aqui! (Mas isso fica pra outro dia!)

Ela vai dar conta. Beatriz é uma menina doce, sociável, não é birrenta, tem gênio forte e vai saber se impor e se relacionar. Eu acredito e confio nela. Também confio plenamente nos profissionais e na estrutura da escola. Sei que é o primeiro dia de muitos e é muito importante que isso aconteça na vida dela. Um marco maravilhoso na sua história. Minha menina que está crescendo.
Temos que criar nossos filhos para enfrentar o mundo. Conhecer e vivenciar. Interagir.

A partir de agora é ter coragem e ficar firme. Quando ela chegar vai precisar de uma mãe inteira morrendo de saudade pra enche-la de beijos e carinho. Mesmo ela não sabendo contar, vai embolar um dialeto lindo pra expressar toda a sua alegria e direcionar sons pra falar as novidades. Aposto que será um dia cheio de coisas novas pra ela! Mal posso esperar para ver a reação da Beatriz!


GRANDE DIA.
SERÁ?

Acordei tensa. Quando estava dando o almoço para a Beatriz começa a cair uma tempestade. Sem condições para sair com tanta chuva. Comecei a achar que era algum sinal ou que alguma coisa estava começando a dar errado. Sabe como é coração de mãe...
Respirei fundo. Vamos sair quando tiver jeito.

Assim que coloquei o carro na rua resolvi olhar se estava tudo bem.
Foi assim que vi que o pneu estava... FURADO.

Desabei. Fiquei com raiva, chorei, xinguei e entendi que o mundo estava conspirando contra mim.

Olhei pra ela, toda arrumadinha e sabia que ela estava na expectativa para alguma coisa nova!

Liguei pro Beto. A gente tinha combinado de levar a Bebê juntos para o primeiro dia na escolinha. Ele achou que era piada. Na verdade, todo mundo achou que eu estava de brincadeira.

Agora estou aguardando ele chegar para tentarmos estar a tempo do lanche. Mas confesso que estou bem incomodada.
(Se não fosse dramático não seria eu, né.)



15:40 consegui resolver o pneu. Mas antes, o Beto chegou e tudo deu errado. O step falhou, o carro caiu sem roda e, pra completar, a tempestade que tinha caído mais cedo resolveu voltar justamente naquele momento.

A borracharia era do He-Man e custou R$5,00. 5 reais...

16h fui ao supermercado para comprar as coisas que estavam faltando. O que aconteceu? Meu cartão simplesmente não passava. Tive que trocar de caixa e repassar toda a compra de novo.

Consegui. Fui levar as compras pro carro. Quando chego lá? BUM! As sacolas rasgam e tudo se espalha pelo chão.

Até esse momento não sabia que minha bateria já tinha acabado e eu não podia nem tirar a foto pra mostrar pra vocês.

Mas o que deu, tá aí

Cheguei em casa, fiz o jantar da Bebê. Comi dois pães (não tinha nem almoçado, diga - se de passagem) e fui lavar a louça que não deu tempo de arrumar de mais cedo.

- não quebrei nenhum copo e são 21:53, algumas horas sem acontecer nenhuma catástrofe na minha vida -

Beatriz já está na cama, roupinha e mochila devidamente arrumadas para enfim o primeiro dia na escolinha.

Eu só imploro a Deus que não aconteça mais nada amanhã e que finalmente a gente consiga ir para a escolinha.

Estou exausta e um pouco triste.

É muito desgastante ver tudo dando errado. Você se sente impotente não podendo fazer nada, só esperando a próxima bomba explodir na nossa mão.
Chega até ser cômico.


O primeiro Dia - Terça-feira DE VERDADE! 


Chegamos um pouco atrasadas. Tia Marcela aguardava ansiosa para me acompanhar. 

Achei tudo muito rápido e corrido. 

Levei Beatriz para a sala encontrar com a professora. Os coleguinhas estavam a caminho do tanque de areia azul! (No meu tempo era areia mesmo.  Agora são anti alérgicas ♡)

Nesse instante Beatriz deu as mãos para a professora e foi sem problemas para o pátio. Não gostou de colocar os pés na areia mas segundo fontes, ela adorou depois.

Depois dessa hora fecharam as portas e disseram: "Ela está bem. Isso é um ótimo sinal. Se quiser aguardar pode ficar na recepção! Mas o horário é 15:30, por ser o primeiro dia dela. Não se preocupe. Se precisarmos de você, nós ligamos!"

Pausa dramática! 

Marcela - minha prima querida - me acompanhou até o carro. Neste instante comecei a chorar involuntariamente. Juro. Não sei o que aconteceu. Achei até estranho... mas não conseguia olhar pra trás sem chorar. Não controlei meus instintos. Apenas choreichoreI.

Me recompus no carro. Tentei me distrair indo até o Studio de tatuagem do meu Primo, John Dois. Confesso que adorei fazer algo sozinhá, pra mim e por mim.

15:30 - Chegada a hora! 

Quando cheguei na sala para busca-la recebi um sorriso lindo e um AH MAMÃE mais delicioso do universo! Ela estava feliz, alegre e brincando com os brinquedos. Estava BEM! 

Fiquei muito contente de ver que ela estava feliz. Continuou brincando enquanto conversava com a professora, dizendo que ela recusou o pão sírio no lanche (rs) e depois veio com gosto pro meu colo!

Que Abraço lindo eu recebi!

Fomos embora, ela tagarelando no carro como se estivesse me contando mil novidades! 

Mal posso esperar para amanhã e todos os dias que ainda estão por vir.

Escola é lugar de alegria, aprendizado, socialização. Faz bem para eles e para nós: 

Mãe precisa de seu tempo. Mãe precisa se cuidar. Precisamos estar bem para cuidar quem mais amamos!
Quanto drama para um final tão feliz!
Não seria eu se não fosse :)
Contatomamaedemais@gmail.com

BEATRIZ PRONTA PRA ESCOLA
BORRACHARIA DO HE-MAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário