quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Copo/Coletor Menstrual: acredite, é mais do que você imagina!


SENTA QUE LÁ VEM TEXTÃO!

Recebi um direct no Instagram ontem a noite de uma seguidora, me perguntando sobre a minha experiência com o coletor menstrual, que comprei ano passado com a querida Júlia.

Há alguns anos ouvia dizer de um certo coletor, que substituía o uso do absorvente - interno e/ou externo - e que, além de reutilizável, durava até 10 anos.
Confesso: minha primeira impressão foi a pior de todas!

Como poderia colocar um "negócio de silicone" dentro de mim? Nunca sequer consegui usar o O.B, imagina um COPO COLETOR? Como faria com o sangue depois? Seria isso um método higiênico? Será que vaza? Tem cheio ruim? Dói? Incomoda? E pra tirar, como faz? VAI FICAR AGARRADO LÁ DENTRO???????

Pelo sim ou pelo não, preferi não arriscar. Todas essas questões me assombravam e me deixavam permanecer na minha zona de conforto.
A verdade é que eu não conhecia o meu corpo! Eu sempre ignorei o fato de eu menstruar e como eu lidava com isso. Na verdade, sempre detestei e nunca procurei entender o que se passava. Sangue sempre foi um "tabu" e todo mundo sempre tratou a menstruação como uma palavra suja e fedorenta.
- doa quem doer, essa é a verdade.

Enfim.
Estava preparando para viajar pra Bahia e meu ciclo estava batendo exatamente na época de praia. Como todo mundo sabe, Luiza e O.B não são muito ligadas e ficar sem entrar no mar não estava nos meus planos. Portanto, liguei para a Júlia, representante do Pachamama, que teve o maior prazer e carinho em me visitar, levando os produtos para eu conhecer. 

A Pachamama é excelência em proporcionar experiências saudáveis, positivas e confiáveis para atender às necessidades femininas, respeitando os ciclos da natureza e oferecendo antigas e novas formas e fórmulas para o cuidado da fertilidade, da criatividade e da relação da mulher consigo mesma e com a mãe-Terra. Deseja ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por produzir e comercializar, com alta qualidade, produtos naturais e ecológicos femininos, respeitando as diferentes fases da mulher, cuidando do planeta e das futuras gerações.

Júlia hoje é mãe do Nico. Nos conhecemos ainda crianças, quando frequentávamos uma escola de música. Ela fazia piano e eu, flauta. Nos encontrávamos na aula de musicalização. 
Tempo bom, né Ju?

Continuando...

Enquanto Julia me mostrava os produtos pude sentir uma energia incrível. Não consigo explicar muito bem, mas quando ela me informava sobre cada sabonete e quais as finalidades os sais e essências podiam ter, eu sentia uma troca muito grande, alguém capaz de realmente se sensibilizar com o que o outro ser humano está passando, buscando não só vender um produto e sim MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA.
Eu simplesmente me encontrei em cada descrição, desejei usar todos os sabonetes para todas as situações e fiquei encantada pela qualidade e por ser tão natural e ecológico.

Mas... por que senti uma energia tão diferente?

Depois de ter me tornado mãe, senti uma necessidade muito grande de me re-descobrir. Como mãe e como mulher. Foi então que a Júlia me falou que, depois que ela conheceu o SAGRADO FEMININO, a vida dela mudou!

Esse estilo de vida - que vem sendo adotado pelo público feminino há milênios - oferece ensinamentos sobre nosso corpo, nosso emocional e nossos ciclos femininos, e ainda orienta de que forma podemos harmonizá-los com a natureza.Isso significa que quando as mulheres passam a se desligar um pouco do mundo tecnológico e rotineiro, ou seja, buscam descobrir mais sobre si próprias, se interiorizando, percebendo melhor seus instintos, suas vontades e seus ciclos femininos (como a menstruação e a gestação), elas relatam que o mundo a sua volta - e aquele que existe dentro delas - parece mudar. É como se uma nova consciência as abraçasse.Esse despertar para uma nova consciência sobre si mesma pode ser interpretado como a saída da supremacia patriarcal - repressora e cheia de regras - para a entrada em um mundo mais maternal, afetivo e artístico, além de menos racional e mais sensível.O conhecimento do Sagrado Feminino é adquirido através de livros, cursos e grupos de estudos chamados de "círculo de mulheres". Nesta filosofia, as mulheres estudam um conceito diferente sobre si próprias, que engloba os aspectos emocionais guardados no corpo, a sintonia entre a menstruação e as fases da lua, a veneração das Deusas de todas as mitologias e a semelhança delas com cada mulher, assim como a influência que a natureza tem sobre nosso corpo e psique.

Foi aí que eu pensei: é isso! Incrível o quanto somos mais do que achamos, do que parecemos, do que sentimos. Precisamos nos conhecer e nos encontrar para transformar...
Mas isso eu deixo para outro dia, convido inclusive a Júlia para falar mais sobre o Sagrado Feminino pra vocês.
Jú, tá feito o convite!

VOLTANDO PRO COLETOR MENSTRUAL...

Júlia enfim me mostrou o copo coletor. O meu se chama INCICLO. 
Abri, peguei, dobrei... pensei: e agora?
Ele é de silicone, maleável e, aparentemente, super prático.
Ela me disse que algumas mulheres demoravam alguns ciclos para se adaptarem. Algumas cortavam o cabinho, outras não sentiam nada... SEGURA NO CABINHO!
Então eu disse: vou tentar!!!

Eu não tinha outra opção, precisava me adaptar já ou então minha viagem ia para o saco!
Primeiro, fervi em uma panelinha - que comprei apenas para essa finalidade. Depois lavei com um sabonete neutro.
Eis que tento colocar - depois de assistir vários vídeos e infográficos - e deu certo. Achei super simples de colocar, nada traumático e indolor.
Fui tirar. 
RAPAZ. Eu não estava acostumada com a ideia de tirar um COPO de dentro de mim... e o negócio não saía de jeito nenhum! (hoje é a coisa mais simples e rápida do mundo!)
Sabe o cabinho que eu pedi pra você segurar lá em cima?
SANTO CABINHO! 
Por falta de informação, não sabia - ou não me atentei - que, quando o copinho fica na posição desejada, assim que inserido, ele cria um vácuo. Para retirar, é preciso dobrar um pouco antes de simplesmente puxar, pra entrar um pouco de ar e tirar o vácuo.

Pois bem. Fui pra Bahia de ÔNIBUS de InCiclo e não tive um problema sequer. Em cada parada, tirava e lavava com sabonete líquido. Inseria de novo e estava tudo certo.


Como poderia colocar um "negócio de silicone" dentro de mim?

Agache ou sente. Dobre o coletor e insira, de acordo com a imagem. Se você sentir confortável ou simplesmente não sentir nada, tá certo. Se incomodar, tá errado.
NÃO DESISTA!


Como faria com o sangue depois? 

SIMPLES. Joga no vaso, na pia... é sangue! É LIMPO!

Seria isso um método higiênico? Tem cheiro ruim?

MAIS HIGIÊNICO impossível. O sangue, quando entra em contato com o ar - no absorvente, começa a entrar num processo de apodrecimento. Aí dá mal cheiro, aí não é higiênico.
Quando você corta seu dedo, o sangue tá cheirando mal?
Acho que não!

Será que vaza?  Dói? Incomoda? 

Se incomodar, doer e vazar é porque você colocou errado. O inciclo é maravilhoso e eu estou aqui escrevendo esse textão não é propaganda nem publicidade, é revolução de vida!
Não desista e coloque novamente.
Quando você testar, vai saber do que eu tô falando!

E pra tirar, como faz? VAI FICAR AGARRADO LÁ DENTRO??????? 

Eu já foquei no cabinho! Agachada, sentada ou me curvando eu puxo o Inciclo mais para baixo, tiro o vácuo com um dedo e pronto! Nunca aconteceu de vazar nesse procedimento, portanto... 


Deixe seu preconceito de lado!
Sangue é a coisa mais limpa do seu corpo.
Não trate sua menstruação como um monstro. Não precisa ser adepta ao Sagrado Feminino para entender mais sobre o seu corpo!
Busque se informar, respeitar seus limites e buscar ao máximo o que você tem de melhor e não sabe.

Acredite. Você vai se surpreender!

Mais informações juliabraga89@gmail.com

Você sabe que pode entrar em contato comigo a hora que quiser!
Respondo a medida do possível!
contatomamaedemais@gmail.com

Um beijo!

FONTE 

  • Pachamama
  • Personare
  • InCiclo



Um comentário:

  1. maravilhoso seu texto! Júlia é minha irmã <3 Eu quando comecei a usar o coletar tudo mudou: minha tpm quase desapareceu, o tempo de duração e o fluxo do meu ciclo menstrual diminuiram, as colicas não existem mais. é uma coisa divina!

    ResponderExcluir